02 - mar
2012

#Sessão Reciclagem: como se reciclam os pneus

Hoje na sessão reciclagem falaremos sobre a reciclagem de pneus! Sabemos que a reciclagem é uma ação fundamental para manter o bem ambiente saudável, mas, nesse caso, é lei! As empresas fabricantes de pneus, bem como as importadoras, são obrigadas a reciclar os pneus desde 1999, pela Política Nacional do Meio Ambiente (artigo 94º) e pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama (artigo 2º).

Mas e como acontece esse processo? Primeiro, é preciso entender que os pneus podem ser reaproveitados de três maneiras, antes de partirem para a reciclagem. Mas é importante lembrar que essas formas não devem ser usadas em pneus de carros de passeio, porque pode ser perigoso.

A primeira forma de reaproveitamento é quando ele é recauchutado, e somente a borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros é substituída. A segunda é quando ele é recapado, e somente a parte da borracha em contato com o solo é reposta. Esse caso é feito para pneus de transporte de carga, como caminhões e ônibus. E a terceira é o quando o pneu é remoldado, e toda a parte externa, a banda de rodagem e os flancos são revistidos por uma nova camada de borracha.

Porém, existem também os pneus inservíveis, que são aqueles que não dá pra “reaproveitar”. E esses vão mesmo para a reciclagem. Embora existam muitos custos, os pneus podem resultar em diversos materiais. Um pneu pode ser reciclado e virar móveis, chinelos, vasos, asfalto e até material de construção ecológico.

O processo de reciclagem de pneus radiais começa com uma máquina que separa a borracha dos demais componentes. Depois, o pneu segue numa esteira para uma máquina onde são moídos. Em seguida, o pó e retalhos dos pneus são usados para os mais diversos fins. Veja abaixo alguns exemplos criativos feitos de reciclagem de pneus sem o processo de trituração.

Continue acompanhando a Climex para saber mais notícias sobre sustentabilidade, reciclagem e manutenção de áreas verdes. Siga-nos no Twitter (@Climex_) e curta nossa página no Facebook (Facebook.com/ClimexNE). Até o próximo post!

Com informações de Ecobalbo e HowStuffWorks.

* * * ½   (3) votos.
  • Share/Bookmark

faça o seu comentário